Bronzearte

Leonardo Arozena - Diretor da Bronzearte Indústria de Iluminação

“A Bronzearte é uma empresa que atua há 47 anos no mercado brasileiro, focando o seu core business na industrialização e na comercialização de produtos para iluminação decorativa. Há alguns anos atrás, com a abertura do mercado brasileiro, ela (Bronzearte) decide acentuar um pouco mais a importação de produtos, tomando como principal parceiro a China. Isso nos permitiu nos últimos anos, quintuplicar o nosso faturamento. Isso fez com que nós, em média, tenhamos crescido aproximadamente 30% ao ano. Dá para perceber claramente que esse crescimento sucessivo nos últimos 7 anos foi bem além do que aconteceu com o resto do mercado, isso também nos faz acreditar que hoje em dia a Bronzearte se coloque como uma das líderes do segmento de iluminação decorativa no mercado brasileiro. Sem dúvida, vários fatores contribuíram para esse crescimento e, entre eles, eu gostaria de destacar dois : por um lado,   a ampliação do nosso mix de produtos que sem dúvida nos permitiu atingir um maior número de clientes, ele dobrou. E por outro lado, justamente aliado ao aumento de mix de produtos, foi a ampliação da nossa carteira de clientes, uma pulverização bem acentuada, tentando distribuir em massa produtos commodity, inclusive, que são produtos com uma marca de competividade no mercado brasileiro. Ao mesmo tempo em que os dois pontos que eu acabei de mencionar foram pontos indiscutíveis para o nosso crescimento, eles também trouxeram consigo alguns inconvenientes.

Foi na percepção desse descontrole, entre aspas, que  decidimos contatar o FBDE|NEXION Consulting, consultoria em marketing, vendas e gestão empresarial – na possibilidade de encontrarmos um caminho para a solução desses problemas. Sem dúvida, foram vários os motivos pelo quais a Bronzearte/LLum decidiu optar pelo FBDE|NEXION; por um lado a sua qualidade reconhecida no mercado de consultoria e dos seus consultores, por outro lado, os aspectos éticos muito bem trabalhados no dia a dia da consultoria. E também tem uma parte muito, muito importante, que é o envolvimento que você vê do FBDE|NEXION através dos seus consultores no programa estabelecido. Esse envolvimento no dia a dia fez com, que no primeiro momento, houvesse empatia. Uma pessoa que chega para somar, na qual você se sinta à vontade para poder falar, mas, no segundo momento da avaliação é mais do que empatia com relação ao consultor que está lhe atendendo, então isso fez com que nós escolhêssemos e mantivéssemos a consultoria do FBDE|NEXION. A voz do consultor foi muito importante nestes momentos, nos mostrando que havia um avanço no ponto de vista prático e também havia um avanço muito importante sob o ponto de vista teórico. O grupo que participava ativamente das reuniões, acreditou e continua a trabalhar nas reuniões, a elaborar planejamento e até que chegou o momento de colocarmos em prática e o surpreendente foi como a rapidez, como os resultados da parte prática apareceram.

Eu acho que a competência da consultoria e dos seus consultores se traduz principalmente na qualidade dos ensinamentos através do consultor. Quando nós não entendíamos, ele vinha e de outro jeito tentava explicar a mesma coisa até que isso, ele ensinava o que era importante para empresa, para o bom andamento dos negócios, do planejamento.

Acho que isso dá a verdadeira qualidade de uma consultoria. Por menor que seja a ação que coloquemos em cima da mesa pra analisar, hoje analisamos em conjunto, decidimos em conjunto, medimos em conjunto, tomamos as decisões de mudança de rumo em conjunto. Uma vez por mês, temos a nossa reunião de avaliação de resultados, diversas coisas que a Bronzearte não tinha, que hoje fazem parte da nossa cultura, esse é o principal ensinamento, ou a principal virtude que eu vejo no FBDE|NEXION como consultoria. A qualidade, a certeza de poder oferecer alguma coisa que vai se tornar bom para empresa, mas que ao mesmo tempo ela deixa de depender do FBDE|NEXION, ela consiga caminhar com suas próprias pernas. A Bronzearte está muito mais, muito mais madura hoje para enfrentar esse crescimento futuro, com muito mais ferramentas, do que tinha há 1 ano atrás. Isso faz com que o crescimento seja de uma forma mais sustentável, certo. A gerência de mix de produtos , a gerência de carteira de clientes, abrindo o mercado da forma como estamos fazendo hoje, sem dúvida, vai nos permitir um crescimento muito mais firme do que o crescimento do que tivemos até agora, e em aspecto numérico também, porque, sem dúvida, o que nos buscávamos através da consultoria também não era corrigir o passado somente, é também visualizar que se nós cometermos os mesmo erros no futuro , vamos chegar no mesmo resultado, Portanto, temos que mudar algumas coisas para que o crescimento do futuro não seja desorganizado, descontrolado como eu coloquei entre aspas. Então, sem dúvida, com a ajuda do FBDENEXION Consulting, a perspectiva de crescimento da Bronzearte / LLum é uma perspectiva muito mais sólida da que nós tínhamos há 1 ano atrás. A Bronzearte / LLum recomenda o FBDE|NEXION como uma consultoria, sem dúvida alguma, para qualquer empresa que queira a vir a trabalhar com eles. ”

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Nossos consultores irão entrar em contato em breve.