Case 246: Quase sempre quem está fora do problema tem a melhor solução

Vazio no Poder

Empreendedor e Centralizador. Estes adjetivos caíam como luva para o presidente e fundador de uma empresa de médio porte, fabricante de material para revestimentos cerâmicos, localizada na Região Sudeste do Brasil, com faturamento em torno de R$ 40 milhões/ano.

Incansável e controlador, ele não compartilhava as muitas atribuições que arregimentou para si ao longo de tantos anos. Devido a um grave problema de saúde, foi obrigado a se afastar repentinamente da empresa. A presidência e, principalmente, a liderança da companhia ficaram vagas e sem-perspectivas, pois nunca se vislumbrou um sucessor para o cargo do líder solitário da organização.

O vazio na liderança gerou uma guerra entre os ocupantes de funções gerenciais, que ambicionavam o cargo de presidente da empresa. O conflito criou um muro invisível entre as partes, entrincheiradas e sabotando ações do “inimigo”.

Como todo campo de batalha, a empresa estava sendo dizimada. O ambiente organizacional era tenso e desmotivador, diante da polarização dos postulantes ao cargo de presidente. O faturamento registrou uma acentuada queda, nesse período, chegando a perdas de mais de 30%.

Diante deste quadro bastante grave, o conselho da empresa – acionistas membros da família do fundador – resolveu contratar os serviços de consultoria executiva do FBDE|NEXION.

Terra Sem-Lei

A primeira ação do FBDE|NEXION foi alocar interinamente um consultor executivo, três dias por semana, na direção geral da empresa. A partir daí, foi elaborada uma rápida e minuciosa análise que revelou pontos preocupantes que exigiam imediata intervenção por parte da consultoria, respaldada pelos acionistas.

Entre os muitos problemas identificados, um dizia respeito a uma estranha similaridade entre os produtos da companhia e do concorrente, sendo que alguns lançamentos análogos eram promovidos pela concorrência 15 dias antes do agendado pela empresa.

A partir de extensa investigação, que incluiu fornecedores, clientes e funcionários, identificou-se um engenhoso caso de vazamento intencional de informações sigilosas, que apresentava dois ocupantes de cargos gerenciais comprovadamente mancomunados com a concorrência, ou seja, o vácuo no poder e a demora em definir um sucessor permitiram a criação de um ambiente hostil na empresa, que virou, silenciosamente, uma espécie de “Terra sem-lei”.

Reestruturação Empresarial

Paralelamente ao caso de vazamento de informações industriais sigilosas, o nosso consultor estabeleceu ações corretivas nas áreas Comercial, de Marketing, Industrial, Finanças, TI e Recursos Humanos.

Um planejamento estratégico de cinco anos foi traçado pela consultoria para evitar sobressaltos e ameaças à sobrevivência da companhia. O plano estabelecia o reposicionamento no mercado, por meio de novos produtos e canais de vendas, tendo igualmente as exportações como foco a ser trabalhado. O intercâmbio com clientes da África, Ásia e Europa, por exemplo, trouxe outras perspectivas para a organização, obrigando a empresa a criar métodos constantes de atualização para seguir o padrão de exigência dos públicos interno e externo.

A nova face da empresa – criativa e inovadora – era apresentada ao mercado em feiras nacionais e internacionais, além de outros canais de comunicação, especialmente a internet, como parte da estratégia de marketing traçada pelo planejamento.

Profissionais de vendas foram contratados, para assumir os novos e grandes desafios que se avizinhavam. Afinal, depois de 18 meses de nossa interinidade na direção da empresa, esta já revertera praticamente todos os números negativos registrados – vendas, receita e lucro – e vinha em forte e sustentável ritmo de crescimento.

COACHING – Formando novos líderes

Nesse período, o FBDE|NEXION iniciou também um importante trabalho de coaching, projeto já definido no planejamento estratégico. A formação de líderes começou a fazer parte da cultura organizacional e integrar a estratégia da companhia, por meio de um processo constante de desenvolvimento e adequação.

A contratação de novos talentos para a linha gerencial foi fundamental para se estabelecer um novo clima organizacional, por meio de um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho (políticas claras, processos de comunicação interna, valorização profissional e identificação com a empresa).

Por meio de um processo formal e estruturado, o FBDE|NEXION auxiliou os acionistas a definirem o perfil do presidente, de acordo com as necessidades da empresa. A escolha recaiu sobre um jovem membro da família, que se mostrou integrado e em sintonia com a nova dinâmica da organização redesenhada e implantada pela consultoria. O novo executivo, durante seis meses, passou por um intenso programa de capacitação liderado pela consultoria.

Company reestruturada

Após o processo formal de coaching, a consultoria apresentou aos acionistas o “Plano de Trabalho do Novo Presidente”, com detalhamento de todas as ações e importantes decisões para os próximos cinco anos. Aprovado o plano, o novo presidente foi oficialmente empossado.

O sucessor recebeu uma empresa saudável financeiramente, um clima organizacional positivo, um novo e atualizado portfólio de produtos, ampla e diversificada carteira de clientes em setores como construção civil, arquitetura, saneamento básico, lazer e indústria automobilística.

Nesse período de atuação do FBDE|NEXION Consulting, a empresa lança mais de oito novos produtos e inovações para linhas de infraestrutura urbana e condominial. Uma nova e complementar linha de produtos é trazida da China e imediatamente incorporada ao portfólio da organização. Já nos primeiros meses de vendas, esse novo e promissor portfólio apresenta importante margem de lucro e torna-se forte facilitador para a abertura de pedidos da linha tradicional.

No segundo ano de lançamento, já representa 28% do faturamento e as exportações atingem mais de 12 países, contribuindo com cerca de 14% da receita da companhia, que agora gira em torno de R$ 58 milhões/ano.
O novo presidente já vislumbra expandir a empresa para além das fronteiras, mas isto será outra história.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Nossos consultores irão entrar em contato em breve.