Cecil S.A.

Maria Antonietta - Diretora Presidente da Cecil S.A.

“A Cecil existe há 52 anos, começou com o meu avô, ele era escultor.

Nós transformamos metal em metal, mudamos a forma dele, é sempre latão e cobre, são metais não ferrosos, utilizados em metais sanitários, indústria eletroeletrônica, de energia, construção naval, bijuteria, botões e ainda uma infinidade de produtos e utilizações. Tudo que é produzido aqui, ou tudo que é gerado aqui (na Cecil) é reciclado, temos 3 linhas importantes, que é alinham de laminados, a linha de barras, principalmente a indústria de construção civil, metais sanitários, a linha de fios e arames de cobre, que atende especificamente a indústria de energia. Atendemos também um pouco o governo, com a parte de metrô e trens, então essas são as 3 linhas principais que produzimos hoje. Temos ao redor de 460 funcionários.

O FBDE|NEXION Consulting eu recebia por e-mails, já fazia anos, há uns 4 anos, eu recebia newsletter, e não sei porque eu comecei a receber, mas eu recebia, e eu sempre tive curiosidade em contatar. Existe no mercado o preconceito relativo a consultoria, que consultoria vem para tirar dinheiro, então tínhamos esse receio de procurar uma consultoria, (pensava) vai chegar aqui e vai falar aquilo que nós já sabemos, e não vai nos ajudar a resolver o nosso problema. O fato é que eu já estava no meu limite, eu já tinha explorado todas as minhas possibilidades internamente, e falei não, agora eu tenho que buscar uma alternativa, porque eu queria mudar a área comercial, em função do mercado. O mercado estava diferente, não conseguíamos responder as necessidades do mercado, mudava pessoal, contratava gente diferente e não conseguia resolver, então eu falo, bom, não estamos conseguindo, vamos ver quem pode. Em função de eu receber as newsletters da FBDE|NEXION, eu falei:  vamos tentar esse caminho, aí foi quando eu chamei o FBDE|NEXION Consulting para uma conversa.

Foi uma identificação muito grande no primeiro encontro com o professor Denis, eu expliquei, expus minha ansiedade, necessidade, o que eu enxergava, o que eu imaginava que tinha que ser, ele expôs o que ele tinha entendido e foi exatamente aquilo que eu passei pra ele, ele entendeu muito bem a nossa necessidade aqui e transformou aquilo em atividades à serem desenvolvidas, o que fez com que eu contratasse a FBDE|NEXION, e foi na hora que eu contratei , nem levei para analisar, nós fechamos na hora, é o tipo de trabalho que o FBDE|NEXION desenvolve junto com você, então ele (o FBDE|NEXION) vai acompanhando todas as tarefas e  vai implantando com você e garantindo que elas vão sendo executadas e mantidas.

O principal motivo quando nós contratamos o FBDE|NEXION foi desenvolvermos a área, mudar a cara da área comercial. Na realidade o FBDE|NEXION, quando fez a análise do projeto, viu a empresa como um todo e todas as necessidades, mas primeiro assim, o foco principal, onde eu estava sentindo maior necessidade era na área comercial, então falamos: vamos começar pela área comercial. Conforme  fomos desenvolvendo a área comercial, sentimos também necessidade de começar novos projetos, intercalando  4 ou 5 projetos, o último foi o projeto de gestão, onde  envolveu, inclusive, a redefinição de visão para desenvolver o planejamento estratégico, que vai ser mais longo prazo. O planejamento já existia de uma certa forma, quando era meu pai e hoje é de outra, então eu acho que apesar de termos uma linha de visão, precisamos atualizá-la para o momento de hoje, e o que nos espera lá na frente, então nós estamos com esse projeto de gestão que envolve gestão comercial, forte, diretamente na gestão comercial e uma visão de longo prazo.

O consultor é “mão na massa”, o que precisa fazer ele faz, tudo que nós conversamos, nós montamos uma sistemática de trabalho, então alinhamos sempre o que foi de uma semana pra outra, todos pontos, e as vezes eu entro com solicitações novas, que não estão dentro ali do dia a dia, mas são novas, mas o consultor nunca deixou de dar um retorno. Ele vai buscar se  não tem conhecimento, ele envolve  também o FBDE|NEXION, em função do conhecimento dos profissionais que o  FBDE|NEXION tem, então nós estamos com um projeto aí, que está envolvendo o FBDE|NEXION, porque as vezes nós não sabemos quem buscar, nós precisamos ter confiança nos profissionais também que nós conversamos, porque são assuntos estratégicos, então ele sempre atende o  que é solicitado, em qualquer assunto, de qualquer esfera que não seja da dele, ele vai buscar a informação e ele traz e  juntos desenvolvemos.

Estamos trabalhamos muito forte na mudança de atitude, nas posturas das pessoas em relação ao trabalho delas, as pessoas aqui têm muita vontade de fazer, só que o resultado não é tão bom, então, primeiro a união de todas as áreas envolvidas. Isso é um ponto que começamos a trabalhar desde o início e que é lógico não é um resultado muito rápido, mas hoje nós já percebemos uma diferença, a postura das pessoas  frente aos problemas e a responsabilidade de cada um, como cada um tem se posicionado em relação à sua responsabilidade , na área que  ocupa, então eu acho que são pontos importantes e  isso é o que vai fazer conseguirmos chegar aonde nós queremos chegar lá na frente. As pessoas são extremamente importantes nesse processo, eu sozinha não faço nada aqui dentro, eu tenho vontade de fazer, mas todos têm que partilhar dessa mesma vontade e o FBDE|NEXION está nos ajudando a trilhar esse caminho.

É extremamente importante termos o apoio externo desde que ele seja um apoio que seja de confiança, sério, e isso eu considero que o FBDE|NEXION faz. Assim, dá uma segurança muito grande. Quando nós falamos em empresa familiar, apesar de termos conceitos, princípios e valores dentro de nós, não temos as práticas de mercado porque somos mais fechados, buscamos isso lá fora, quando você tem um apoio de fora, trazendo isso, ajudando você a implantar sistemáticas novas, com uma visão de mercado, muda, o resultado fica diferente, saímos do amadorismo, e entramos um pouco mais no profissionalismo. O FBDE|NEXION me ajudou acelerar esse processo de mudança, o FBDE|NEXION é uma empresa que está aí no mercado há 37 anos se não me engano, 38, porque ela tem nome, ela tem uma postura e ela tem conhecimento. E tem condições de ajudar as empresas que não se sentem capazes a chegar onde querem. Eu recomendo o FBDE|NEXION de olhos fechados. “

ENTRE EM CONTATO CONOSCO

Nossos consultores irão entrar em contato em breve.