Foco demais é perigoso!
 
 

Por Ricardo Neves

Pode conferir: um dos mais frequentes e populares elogios nas recomendações feitas entre pessoas que são contatos no Linkedin é a valorização da capacidade de ser um profissional “focado”.

Tudo bem! Ter foco para entregar o prometido, em especial em termos de cumprimento de metas, é algo que devemos considerar como uma característica positiva. Mas é preciso ver com muito cuidado até onde ser ultrafocado pode ser uma qualidade.

Foco excessivo pode significar um aprisionamento mental no sentido de colocar você para desempenhar um programa específico para conseguir chegar naquele resultado desejado. Frequentemente isso tem um custo estratégico. A consequência pode ser a redução ou até mesmo a perda da visão periférica. É a situação em que você vê apenas uma ou outra árvore e deixa de ver a floresta como um todo.

Pessoas ultrafocadas podem vir a se tornar um problema sério na direção de uma empresa, sobretudo em tempos de mudanças rápidas, época em que respostas velhas não respondem mais às perguntas novas que estão emergindo. Costuma ser muito difícil para os ultrafocados chavear seu processamento mental para o modo criativo.

Mantenha o foco. Mas não perca a capacidade de ver tanto a parte quanto o todo. Seja focado. Mas esteja sempre preparado para entrar em modo B de operação mental, aquele modo em que inovar, mudar, reinventar e até mesmo improvisar pode ser muito mais importante do que seguir estritamente cumprindo o planejado e buscando bater metas.

São exatamente os ultrafocados que costumam arrastar grandes organizações para a decadência e irrelevância.

 
Fonte: colunas.revistaepocanegocios.globo.com

Have too often for cash advance loans people who practice responsible lending industry?
 
 
 

Últimas Notícias

 
Mais Notícias
  Em Foco
WORKMAP - Geomarketing
Potencial de Consumo - IPC NEXION
Feiras e Eventos
Fale Conosco
GRAACC - Você pode ajudar
Galeria de Vídeos
Carta do Mês
Livro DM
Case 447 - A DECISÃO DEFINE O NORTE
Depoimento de Clientes
Como Melhorar o Desempenho da Área Comercial da sua Empresa
Cadastre-se