ÍNDICE NEXION

IPC NEXION

ÍNDICE NEXION – Índice de Potencial de Consumo

Qual o Potencial de Consumo do meu Produto ou Serviço?

Como Identificar as Regiões onde eu posso Vender os Meus Produtos?

São Questões, entre muitas outras, que preocupam empresários e executivos, quando o assunto é busca de eficiência para a Área Comercial e para o Marketing da Empresa!

Introdução

Introdução

O Italiano Guglielmo Tagliacarne, estatístico e cientista de mercado, é tido como uma referência para Pesquisa Mercadológica, assim como Philip Kotler é para o Marketing e Adam Smith, para a Economia. A consulta à sua obra é obrigatória para os estudiosos de Mercado e pioneira na abordagem de Pesquisa.
Entre tantos conceitos importantes preconizados por Tagliacarne, um se destaca por sua grande relevância na orientação das ações das organizações: O Índice de Potencial de Consumo – IPC. Há muitos anos, empresas em todo o mundo vêm adotando este conceito como instrumento essencial de gestão.

Na atividade de marketing, a identificação, o dimensionamento e a localização de públicos potenciais para determinados produtos ou serviços são questões importantíssimas e elementares para a tomada de decisão. Nesse sentido, Tagliacarne muito contribuiu. Em seu livro “Tecnica e Pratica Dele Ricerche di Mercato” (Pesquisa de Mercado – Técnica e Prática), o autor defende que a análise de características como tamanho da população, poder aquisitivo, fatores sócio-econômicos, índices setoriais históricos e, até mesmo, “critérios mais ou menos empíricos” revelam o quanto cada região pode, potencialmente, contribuir com o resultado final das vendas.

O que é?

O que é o ÍNDICE NEXION?

A questão central tratada pelo índice de potencial de consumo é:

  • Quanto uma região pode potencialmente consumir de um determinado tipo de produto?

É possível responder a esta pergunta observando as seguintes características:

  • Qual o tamanho da população?
  • Como estão distribuídas as características sócio-econômicas?
  • Atualmente, qual o volume de vendas desse produto na região?

O Índice Nexion é o IPC desenvolvido pela Nexion Sistemas de Inteligência em Marketing que atribui a cada município a sua participação percentual no potencial total do Brasil. Considerando que o potencial total de mercado brasileiro é 100%, o IPC identifica quanto cada região representa deste todo.

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Importância

A Importância do ÍNDICE NEXION

Grande parte das decisões de mercado de uma empresa decorre de duas questões básicas: “Quanto se pode vender?” e “Onde se pode vender?”. O IPC Nexion responde a estas e a outras indagações:

  • Como distribuir minha força de vendas nas regiões atendidas?
  • Que regiões devem fazer parte de meu esforço de marketing e vendas?
  • Onde devo canalizar meu esforço de publicidade?
  • Que regiões podem ser mais bem exploradas e quais já estão no limite?
  • Meus canais estão atendendo de forma satisfatória as regiões cobertas?
  • Devo reduzir a atuação em alguma região pouco promissora?
  • As atuais cotas de vendas para as regiões estão adequadas?
  • Quais as melhores áreas para expansão de meus negócios?
  • Qual a equipe necessária para atender determinada região?
  • Onde deve ser instalada a nossa nova fábrica / filial / escritório?
  • Quais as cotas adequadas em quantidade, produto e desconto para cada região?
  • Gestão de carteira de clientes?
Objetivos

Objetivos do ÍNDICE NEXION

O IPC tem como objetivo fornecer a leitura precisa dos potenciais de consumo de todas as regiões brasileiras e suas subdivisões. A intenção é municiar executivos de marketing e vendas com parâmetros para tomada de decisões quanto à distribuição de esforços e recursos para cada uma das áreas.
Para contornar a escassez brasileira de informações detalhadas em nível nacional e evitar as possíveis distorções de índices específicos isolados, o FBDE / Nexion utilizou onze variáveis que ponderadas adequadamente revelam o IPC das diversas regiões.

Além do IPC geral, o Índice NEXION também fornece, para cada região, as participações relativas a cinco níveis de potencial de consumo:

  • Alto
  • Médio-Alto
  • Médio
  • Médio-Baixo
  • Baixo

IPCs para micro-regiões, meso-regiões e UFs.

Primeiramente, os cálculos do Índice Nexion apresentam o percentual de participação de cada cidade do Brasil, no todo. Os IPCs dos diversos agrupamentos existentes (micro, meso-regiões e UFs) são, na verdade, a soma de cada um de seus componentes. Desta forma, o IPC do estado de São Paulo, por exemplo, será igual a soma dos IPCs de todos os seus municípios.

Composição

Composição do ÍNDICE NEXION

Seguindo os princípios defendidos por Tagliacarne e respeitando as especificidades sócio-econômicas brasileiras, o FBDE | NEXION serviu-se de sua experiência de mais 40 anos na prestação de serviços de consultoria em marketing e gestão de mercado para mais de 1500 empresas dos mais diversos portes e segmentos de atuação em todo o território brasileiro, para desenvolver o Índice NEXION com a seguinte composição:variaveis_ipc

Fonte de informações do estudo
Todas as informações que compõem o Índice Nexion de Potencial de Consumo vêm do IBGE. As publicações pesquisadas são a Pesquisa Anual do Comércio e o Censo Demográfico.
As variáveis utilizadas para a criação do índice são:

Variável
População
Sócio-econômico
Venda Setorial
Origem
Último Censo – IBGE
Último Censo – IBGE
Última Pesquisa Anual do Comércio – PAC – IBGE

Índice de vendas históricas da categoria (venda varejo) – Tendo por base as informações disponibilizadas pelo IBGE em sua Pesquisa Anual do Comércio, o FBDE / Nexion desenvolveu índices específicos para cada uma das categorias apresentadas nesta publicação. São as seguintes:

  • Produtos alimentícios, bebidas e fumo
  • Móveis, artigos de iluminação e de residência
  • Material de Construção e ferragens
  • Farmacêuticos, médicos e cosméticos
  • Tecidos, artigos de armarinho, vestuário e calçados
  • Máquinas e aparelhos de uso pessoal e doméstico (Eletrodomésticos)
  • Veículos automotores, motocicletas, peças e acessórios
  • Equipamentos e material de escritório, informática e comunicação
  • Combustíveis (combustíveis e lubrificantes)
  • Produtos em Geral

Índice de Concentração de Consumo – ICC
Este indicador é obtido pela divisão do índice de potencial de consumo pelo índice de população de cada uma das regiões.

Índice de Potencial de Consumo Geral / Índice de População

Se o uma determinada área tiver o índice de consumo maior que o índice de população, resultado da operação será maior que um. Isso revela concentração de consumo nessa região.

Por outro lado, locais onde o índice de população é maior que o de consumo terão ICC menor que 1.

Categorias

Categorias do ÍNDICE NEXION

Clique nas categorias para ver suas composições

Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo

Composição do IPC de produtos alimentícios, bebidas e fumo
O comércio varejista em lojas especializadas em produtos tais como:

  • Pães e roscas, bolos, tortas e outros produtos de padaria não produzidos no estabelecimento
  • Leite e derivados
  • Frios e carnes conservadas
  • Conservas de frutas, legumes, verduras e similares
  • Doces em creme ou massa
  • Balas, doces, bombons, confeitos e semelhantes
  • Carnes de bovino, suíno, caprino, ovino e eqüídeo, frescas, frigorificadas e congeladas
  • Aves abatidas frescas, frigorificadas e congeladas
  • Pequenos animais abatidos (coelhos, patos, perus, galinhas e similares)
  • Miúdos, vísceras, tripas e similares
  • Hortifrutigranjeiros
  • Pescados frescos, congelados ou frigorificados
  • Aves vivas e ovos
  • Outros pequenos animais vivos para alimentação (coelhos, cabritos e similares)
  • Fumo em rolo ou em corda, cigarros, cigarrilhas, charutos, fumo desfiado
  • Isqueiros, piteiras e cachimbos
Móveis, artigos de iluminação e de residência

Composição do IPC de móveis, artigos de iluminação e de residência
O comércio varejista de:

  • Móveis de qualquer material
  • Tapetes, carpetes e outros artigos de tapeçaria
  • Artigos de colchoaria
  • Persianas
  • Artigos para a habitação, de vidro, cristal, porcelana, borracha, plástico, metal, madeira, vime, bambu e outros similares, tais como panelas, louças, garrafas térmicas, escadas domésticas, escovas, vassouras, cabides, etc.
  • Artigos de cutelaria
  • Artigos de iluminação, tais como lustres, luminárias, abajures
  • Móveis para escritório
  • Toldos e similares
Material de contrução e ferragens

Composição do IPC de material de construção e ferragens
O comércio varejista de materiais de construção básicos, tais como:

  • Cal, cimento, areia, pedra britada, tijolo, telhas, canos
  • Aparelhos sanitários (pias, lavatórios, banheiras e outros similares)
  • Azulejos e pisos, mosaicos, pastilhas, mármores, ladrilhos e outros similares
  • Ferragens e produtos metalúrgicos, tais como válvulas, torneiras, registros, arames, pregos, fechaduras, dobradiças e similares
  • Ferramentas manuais elétricas e não-elétricas
  • Vidros, espelhos e molduras
  • Materiais de pintura
  • Madeira:
  • Madeira serrada, folheada, prensada, compensada, etc.
  • Portas, janelas, esquadrias e outros similares
  • Material elétrico para construção, tal como fios, cabos, condutores elétricos, chaves elétricas, interruptores e outros similares
Farmacêuticos, médicos e cosméticos

Composição do IPC de produtos farmacêuticos, médicos e cosméticos
O comércio varejista de:

  • Medicamentos e produtos farmacêuticos para uso humano
  • Produtos da flora medicinal
  • Artigos médicos e ortopédicos, tais como próteses, muletas, cadeiras de rodas, aparelhos auditivos e outros similares
  • Perfumaria e cosméticos e artigos de higiene pessoal
  • Remédios e produtos farmacêuticos para uso veterinário
  • Medicamentos produzidos no próprio estabelecimento através de fórmulas (farmácias de manipulação)
Tecidos, artigos de armarinho, vestuário e calçados

Composição do IPC de tecidos, artigos de armarinho, vestuário e calçados
O comércio varejista de:

  • Tecidos para roupas, estofados e cortinas
  • Artigos de armarinho (linhas, botões, zíperes e outros aviamentos para costura)
  • Roupas de cama, mesa e banho
  • Artigos do vestuário novos, de qualquer material, tais como vestidos, blusas, calças, roupas íntimas, uniformes escolares e similares
  • Complementos do vestuário, de qualquer material, tais como gravatas, cintos, lenços, meias, sombrinhas e guarda-chuvas, chapéus, luvas e similares
  • Calçados de qualquer material.
  • Artigos de viagem, de couro ou de outros materiais
  • Outros artigos de couro
Máquinas e aparelhos de uso pessoal e doméstico (eletrodomésticos)

Composição do IPC de máquinas e aparelhos de uso pessoal e doméstico (Eletrodomésticos)
O comércio varejista de eletrodomésticos, tais como:

  • Fogões, geladeiras, batedeiras, fornos microondas, máquinas de lavar e similares
  • Máquinas de costura domésticas
  • Rádios, televisores, videocassetes e DVDs, câmaras filmadoras e fotográficas e similares
  • Discos e CDs, fitas magnéticas de áudio e vídeo (gravadas ou não)
  • Filmes virgens para foto e cine
  • Instrumentos musicais e acessórios, tais como sintetizadores, amplificadores, músicas impressas, partituras e outros similares
  • Equipamentos de uso pessoal e doméstico
Veículos automotores, motocicletas, peças e acessórios

Composição do IPC de veículos automotores, motocicletas, peças e acessórios
O comércio varejista e atacadista de veículos novos e usados:

  • Automóveis
  • Veículos utilitários, tais como: caminhões e camionetas
  • Veículos de transporte coletivo, tais como ônibus e microônibus
  • Veículos especiais novos e usados, tais como reboques e semi-reboques, ambulâncias, gruas, betoneiras
  • Representantes comerciais e agentes do comércio de veículos automotores

Manutenção e reparação de veículos automotores:

  • Reparações mecânicas e elétricas
  • Reparações em sistemas de injeção eletrônica em veículos automotores
  • Serviços de lanternagem ou funilaria e pintura
  • Serviços de lavagem, lubrificação e polimento
  • Serviços de borracheiros ou gomarias
  • Serviços de vidraçaria em veículos automotores
  • Serviços de capoteiros
  • Serviços de alinhamento e balanceamento de veículos automotores
  • Instalação de peças substituídas e de acessórios
  • Manutenção e reparação de ar-condicionado para veículos automotores
  • Serviços de guincho (reboque de veículos automotores) e assistência em estrada
  • Serviços de conversão de motores de veículos automotores
  • Serviços de verificação técnica em veículos automotores para fins de vistoria pelos órgãos fiscalizadores

Peças e acessórios, novos e usados, de:

  • Motores completos e recondicionados
  • Pneumáticos e câmaras-de-ar
  • Peças e acessórios para carrocerias
  • Capas, capotas para veículos automotores
  • Bancos e estofados para veículos automotores
  • Ar-condicionado para veículos automotores, suas peças e acessórios
  • Outras peças e acessórios para veículos automotores
  • Representantes comerciais e agentes do comércio de peças e acessórios para veículos automotores
  • Motocicletas e motonetas, novas e usadas
  • Partes, peças e acessórios novos e usados para motocicletas e motonetas
  • Representantes comerciais e agentes do comércio de motocicletas e motonetas, partes, peças e acessórios
  • Manutenção e reparação de motocicletas e motonetas
  • Instalação de acessórios em motocicletas e motonetas
Veículos automotores, motocicletas, peças e acessórios

Equipamentos e material de escritório, informática e comunicação
O comércio varejista de máquinas e materiais de escritório:

  • Máquinas de escrever e calcular e similares
  • Equipamentos e materiais de informática:
  • Computadores e seus periféricos, impressoras
  • Discos e disquetes ópticos, CD-ROM, tinta, cartuchos e toner para impressora
  • Programas para venda ao público (softwares)
  • Equipamentos de comunicação :
  • Telefones celulares, intercomunicadores, secretária eletrônica, fax e similares
  • Acessórios para máquinas e equipamentos referentes a esta classe
Combustíveis (combustíveis e lubrificantes)

Composição do IPC de combustíveis (combustíveis e lubrificantes)
Esta subclasse compreende:

  • Combustíveis e lubrificantes para veículos, realizadas em postos de combustíveis
  • Gás natural de petróleo para veículos automotores
  • Combustíveis para barcos de pequeno porte
  • Álcool carburante
  • Lubrificantes e outros produtos para veículos automotores: ceras, limpa vidros, silicones e outros similares.
Produtos em geral

Composição do IPC de produtos em geral
Esta subclasse compreende:

  • Todos produtos vendidos no varejo
DEMO

Versão Demonstração do IPC NEXION

Veja como funciona e como é disponibilizado o IPC NEXION na versão de demosntração disponível somente com o Estado do Espírito Santo:

Acesse: www.ipcnexion.com.br

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