Nossos serviços

Consultoria em Marketing

Desenvolve e implanta estratégias de atuação e ações corretivas, melhorando o desempenho e a presença da empresa no mercado

Num ambiente em que as mudanças ocorrem com velocidade sem precedentes, analisar, questionar e revisar continuamente a maneira como a organização interage e se relaciona com seu mercado, seus canais e clientes é fator determinante para que as empresas se mantenham competitivas.

A diversidade de segmentos para os quais o FBDE|NEXION já desenvolveu projetos permite à equipe de consultores uma compreensão profunda da dinâmica destes diferentes mercados, bem como das estratégias, políticas, estruturas e melhores práticas que garantem resultados de crescimento consistentes.

A associação desta ampla experiência com o cuidado de entender e respeitar a cultura empresarial nos possibilita recomendar e implementar soluções e estratégias personalizadas para cada empresa, ajudando-as a escolher e construir caminhos para melhorar o desempenho dos seus negócios. É inteligência mercadológica aplicada na prática.

Estruturação da Área de Marketing

Para que cumpra seu objetivo estratégico enquanto área na organização, as funções do marketing precisam estar claramente definidas para a empresa e seus colaboradores. Cada organização está em um estágio de evolução empresarial particular, requerendo estruturas, processos e controles diferentes. Nosso trabalho é ajudar a empresa a decidir quais funções são essenciais para o atual momento, em que nível de profundidade e abrangência e que recursos ela vai necessitar para que estas funções possam ser executadas. O acompanhamento e apoio à empresa em todo o processo de estruturação da área faz parte do projeto.

Estratégias de Abordagem ao Mercado

Clientes e consumidores de segmentos diferentes têm formas diferentes de buscar seus fornecedores de insumos, produtos e serviços. E expectativas diferentes de atendimento. Fazemos uma análise de como o mercado se organiza nestes aspectos, quais são os fatores definidores de escolha do fornecedor e uma leitura de como a empresa vem atendendo seu mercado. Definimos e implementamos as estratégias que darão visibilidade à empresa e aquelas que possibilitarão um atendimento competitivo e adequado às expectativas desse mercado.

Sistemas de Informação e Inteligência Comercial

A definição de estratégias ou a revisão delas e a tomada de decisões com segurança requerem informação atualizada e confiável. Sem isso, a empresa navega no mercado sem bússola e, atingir ou não seus objetivos, torna-se uma obra do acaso. Nossos serviços percorrem a definição de informações, fontes, processos de integração entre áreas, definição e implantação de indicadores-chave, relatórios e controles que possibilitam uma gestão mercadológica e comercial mais objetiva, assertiva e confiante.

Planejamento Mercadológico

Estratégias precisam ser traduzidas em objetivos e metas que possam ser medidas e acompanhadas, e em ações que possibilitem “tirar do papel e colocar na prática” tudo aquilo que se definiu. O planejamento mercadológico que elaboramos faz essa ponte entre os âmbitos estratégico, tático e operacional e deve estar alinhado com o planejamento estratégico da empresa ou suas diretrizes, na ausência daquele.

Portfolio de Negócios, Produtos ou Serviços

Diversificar para novos negócios ou lançar novos produtos ou serviços, aumentando o portfolio com freqüência, são fatores de competitividade? Nem sempre. Nossos serviços nesta área passam pela leitura destas oportunidades de negócios, análise profunda da abrangência, extensão, profundidade e consistência e rentabilidade do portfolio de produtos ou serviços e a proposição e implantação de práticas mercadológicas e empresariais sistemáticas que garantam um melhor desempenho da empresa no mercado e uma operação interna mais equilibrada.

Gestão de Canais de Distribuição e de Vendas

Fundamental para garantir que os insumos, produtos ou serviços cheguem aos clientes ou consumidores, estes intermediários no processo de comercialização requerem atenção especial por parte das empresas. A extensão territorial brasileira, o impacto de impostos e fretes, as diferentes necessidades de prazo de atendimento e entrega e as especificidades de comportamento de cada canal demandam, da parte do FBDE|NEXION, um estudo de melhores alternativas e a recomendação de soluções e políticas comerciais muitas vezes complexas e mistas, buscando uma operação harmônica da empresa no mercado.

Formação de Preços

O preço desempenha diversos papéis na empresa. No âmbito de marketing, é um dos determinantes do posicionamento da marca, produto ou serviço e também um dos principais fatores de competitividade. No âmbito financeiro, define a rentabilidade e, assim, interfere no crescimento e atualização organizacional. Entendemos que uma correta formação de preços é essencial para qualquer empresa, em qualquer ambiente de mercado, e nossos serviços nesta área são conduzidos com essa premissa.

Trade Marketing

O trade marketing é o conjunto de estratégias e ações realizadas no Ponto de Venda (PDV) para promover a venda de um produto. Ele parte do marketing quanto às estratégias definidas para o canal, o produto, o público-alvo, o posicionamento e outras variáveis e busca influenciar diretamente os resultados de vendas, mas não está necessariamente ligado a nenhuma destas áreas. Em estruturas comerciais onde essa constituição é possível, o Trade Marketing funciona como área autônoma e integrante do esforço comercial, sendo complementar. Naquelas situações onde essa autonomia não é possível, estudamos, caso-a-caso, a melhor configuração estrutural, considerando a condição mais favorável para o retorno dos investimentos que serão feitos.

Comunicação Interna e com o Mercado

Gerenciar a informação que circula dentro e fora da empresa é essencial para que as estratégias de mercado possam cumprir seus objetivos. Garante, também, uma melhor produtividade operacional, uma vez que alinha as imagens interna e externa e direciona todo o esforço empresarial para o mesmo ponto. Definir estratégias para estas comunicações e, mais modernamente, associar estratégias de marketing digital, é o trabalho que temos desenvolvido nesta área.

Treinamento e Desenvolvimento de Recursos Humanos

Os trabalhos que desenvolvemos nesta área podem partir de duas possibilidades:

Clientes com projeto de consultoria: a capacitação dos profissionais para o correto desempenho de suas funções é condição para o sucesso de qualquer empresa. Muitas vezes, um baixo desempenho ocorre por falta de entendimento quanto aos objetivos funcionais ou qualificação para o desenvolvimento de tarefas, situações que costumamos corrigir, no desenvolvimento dos nossos trabalhos, a partir da própria aplicação da metodologia do FBDE|NEXION. Nossa abordagem envolve o treinamento dos colaboradores no exercício de suas funções durante todo o desenvolvimento dos trabalhos, e eventuais lacunas de capacitação são atendidas com a aplicação de treinamentos desenvolvidos no caso-a-caso, dependendo das necessidades identificadas.

Empresas sem projeto de consultoria conosco: o treinamento ou desenvolvimento de recursos humanos também pode ser desenhado e implementado em organizações que não têm um projeto conosco naquele momento. Nestes casos, fazemos um prévio entendimento das necessidades e objetivos a serem atendidos, conhecemos preliminarmente o público-alvo do treinamento e desenvolvemos um Programa especialmente desenhado para cada empresa.

Em qualquer dos casos, buscamos implementar nas organizações a cultura de capacitação permanente dos seus recursos humanos, com o desenvolvimento de multiplicadores e orientações práticas sobre como dar continuidade ao Programa.

Gestão Executiva Interina

Algumas vezes, durante o desenvolvimento do projeto, não identificamos na organização profissionais preparados e com o perfil adequado para ocupar a posição requerida para o cargo e funções que foram desenhadas. Em situações deste tipo, a empresa pode optar pelo nosso apoio na contratação de colaboradores no mercado (Executive Search) ou nos contratar para fazermos a gestão interina da área:

  • até que a organização esteja aculturada em relação às novas funções e queira contratar um colaborador para dar continuidade aos trabalhos implementados pela consultoria ou;
  • enquanto treinamos e desenvolvemos um colaborador identificado internamente. Nestes casos, o profissional tem perfil e potencial, mas ainda não detém as competências necessárias para a função e cargo, requerendo um “coach” funcional por período determinado.
Executive Search

Apoiamos a empresa em todo o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores para as áreas envolvidas nos projetos que estamos desenvolvendo. Uma vez definido e contratado, assessoramos o novo profissional na integração à empresa e ao projeto, realizando um “coach” funcional que o prepara para o exercício das funções dentro dos objetivos estabelecidos.

Posicionamento de Marca e Produtos

A empresa tem um posicionamento desejado, normalmente decorrência de suas expectativas internas, e um posicionamento de mercado, resultado direto das estratégias de atuação e comunicação adotadas e da ação dos concorrentes. Identificamos estas duas imagens e, em conjunto com a empresa, definimos o posicionamento correto para a marca e produtos e implementamos as ações necessárias para o alinhamento destas duas imagens.

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