FBDE Consultoria Empresarial

Consultoria em Marketing

NOSSOS SERVIÇOS

Consultoria em Marketing

Desenvolve e implanta estratégias de atuação e ações corretivas, melhorando o desempenho e a presença da empresa no mercado

Num ambiente em que as mudanças ocorrem com velocidade sem precedentes, analisar, questionar e revisar continuamente a maneira como a organização interage e se relaciona com seu mercado, seus canais e clientes é fator determinante para que as empresas se mantenham competitivas.

A diversidade de segmentos para os quais o FBDE|NEXION já desenvolveu projetos permite à equipe de consultores uma compreensão profunda da dinâmica destes diferentes mercados, bem como das estratégias, políticas, estruturas e melhores práticas que garantem resultados de crescimento consistentes.

A associação desta ampla experiência com o cuidado de entender e respeitar a cultura empresarial nos possibilita recomendar e implementar soluções e estratégias personalizadas para cada empresa, ajudando-as a escolher e construir caminhos para melhorar o desempenho dos seus negócios. É inteligência mercadológica aplicada na prática.

NOSSOS SERVIÇOS

Consultoria em Marketing

Desenvolve e implanta estratégias de atuação e ações corretivas, melhorando o desempenho e a presença da empresa no mercado

Num ambiente em que as mudanças ocorrem com velocidade sem precedentes, analisar, questionar e revisar continuamente a maneira como a organização interage e se relaciona com seu mercado, seus canais e clientes é fator determinante para que as empresas se mantenham competitivas.

A diversidade de segmentos para os quais o FBDE|NEXION já desenvolveu projetos permite à equipe de consultores uma compreensão profunda da dinâmica destes diferentes mercados, bem como das estratégias, políticas, estruturas e melhores práticas que garantem resultados de crescimento consistentes.

A associação desta ampla experiência com o cuidado de entender e respeitar a cultura empresarial nos possibilita recomendar e implementar soluções e estratégias personalizadas para cada empresa, ajudando-as a escolher e construir caminhos para melhorar o desempenho dos seus negócios. É inteligência mercadológica aplicada na prática.

Para que cumpra seu objetivo estratégico enquanto área na organização, as funções do marketing precisam estar claramente definidas para a empresa e seus colaboradores. Cada organização está em um estágio de evolução empresarial particular, requerendo estruturas, processos e controles diferentes. Nosso trabalho é ajudar a empresa a decidir quais funções são essenciais para o atual momento, em que nível de profundidade e abrangência e que recursos ela vai necessitar para que estas funções possam ser executadas. O acompanhamento e apoio à empresa em todo o processo de estruturação da área faz parte do projeto.

Clientes e consumidores de segmentos diferentes têm formas diferentes de buscar seus fornecedores de insumos, produtos e serviços. E expectativas diferentes de atendimento. Fazemos uma análise de como o mercado se organiza nestes aspectos, quais são os fatores definidores de escolha do fornecedor e uma leitura de como a empresa vem atendendo seu mercado. Definimos e implementamos as estratégias que darão visibilidade à empresa e aquelas que possibilitarão um atendimento competitivo e adequado às expectativas desse mercado.

A definição de estratégias ou a revisão delas e a tomada de decisões com segurança requerem informação atualizada e confiável. Sem isso, a empresa navega no mercado sem bússola e, atingir ou não seus objetivos, torna-se uma obra do acaso. Nossos serviços percorrem a definição de informações, fontes, processos de integração entre áreas, definição e implantação de indicadores-chave, relatórios e controles que possibilitam uma gestão mercadológica e comercial mais objetiva, assertiva e confiante.

Estratégias precisam ser traduzidas em objetivos e metas que possam ser medidas e acompanhadas, e em ações que possibilitem “tirar do papel e colocar na prática” tudo aquilo que se definiu. O planejamento mercadológico que elaboramos faz essa ponte entre os âmbitos estratégico, tático e operacional e deve estar alinhado com o planejamento estratégico da empresa ou suas diretrizes, na ausência daquele.
Diversificar para novos negócios ou lançar novos produtos ou serviços, aumentando o portfolio com freqüência, são fatores de competitividade? Nem sempre. Nossos serviços nesta área passam pela leitura destas oportunidades de negócios, análise profunda da abrangência, extensão, profundidade e consistência e rentabilidade do portfolio de produtos ou serviços e a proposição e implantação de práticas mercadológicas e empresariais sistemáticas que garantam um melhor desempenho da empresa no mercado e uma operação interna mais equilibrada.
Fundamental para garantir que os insumos, produtos ou serviços cheguem aos clientes ou consumidores, estes intermediários no processo de comercialização requerem atenção especial por parte das empresas. A extensão territorial brasileira, o impacto de impostos e fretes, as diferentes necessidades de prazo de atendimento e entrega e as especificidades de comportamento de cada canal demandam, da parte do FBDE|NEXION, um estudo de melhores alternativas e a recomendação de soluções e políticas comerciais muitas vezes complexas e mistas, buscando uma operação harmônica da empresa no mercado.
O preço desempenha diversos papéis na empresa. No âmbito de marketing, é um dos determinantes do posicionamento da marca, produto ou serviço e também um dos principais fatores de competitividade. No âmbito financeiro, define a rentabilidade e, assim, interfere no crescimento e atualização organizacional. Entendemos que uma correta formação de preços é essencial para qualquer empresa, em qualquer ambiente de mercado, e nossos serviços nesta área são conduzidos com essa premissa.
O trade marketing é o conjunto de estratégias e ações realizadas no Ponto de Venda (PDV) para promover a venda de um produto. Ele parte do marketing quanto às estratégias definidas para o canal, o produto, o público-alvo, o posicionamento e outras variáveis e busca influenciar diretamente os resultados de vendas, mas não está necessariamente ligado a nenhuma destas áreas. Em estruturas comerciais onde essa constituição é possível, o Trade Marketing funciona como área autônoma e integrante do esforço comercial, sendo complementar. Naquelas situações onde essa autonomia não é possível, estudamos, caso-a-caso, a melhor configuração estrutural, considerando a condição mais favorável para o retorno dos investimentos que serão feitos.
Gerenciar a informação que circula dentro e fora da empresa é essencial para que as estratégias de mercado possam cumprir seus objetivos. Garante, também, uma melhor produtividade operacional, uma vez que alinha as imagens interna e externa e direciona todo o esforço empresarial para o mesmo ponto. Definir estratégias para estas comunicações e, mais modernamente, associar estratégias de marketing digital, é o trabalho que temos desenvolvido nesta área.

Os trabalhos que desenvolvemos nesta área podem partir de duas possibilidades:

Clientes com projeto de consultoria: a capacitação dos profissionais para o correto desempenho de suas funções é condição para o sucesso de qualquer empresa. Muitas vezes, um baixo desempenho ocorre por falta de entendimento quanto aos objetivos funcionais ou qualificação para o desenvolvimento de tarefas, situações que costumamos corrigir, no desenvolvimento dos nossos trabalhos, a partir da própria aplicação da metodologia do FBDE|NEXION. Nossa abordagem envolve o treinamento dos colaboradores no exercício de suas funções durante todo o desenvolvimento dos trabalhos, e eventuais lacunas de capacitação são atendidas com a aplicação de treinamentos desenvolvidos no caso-a-caso, dependendo das necessidades identificadas.

Empresas sem projeto de consultoria conosco: o treinamento ou desenvolvimento de recursos humanos também pode ser desenhado e implementado em organizações que não têm um projeto conosco naquele momento. Nestes casos, fazemos um prévio entendimento das necessidades e objetivos a serem atendidos, conhecemos preliminarmente o público-alvo do treinamento e desenvolvemos um Programa especialmente desenhado para cada empresa.

Em qualquer dos casos, buscamos implementar nas organizações a cultura de capacitação permanente dos seus recursos humanos, com o desenvolvimento de multiplicadores e orientações práticas sobre como dar continuidade ao Programa.

Algumas vezes, durante o desenvolvimento do projeto, não identificamos na organização profissionais preparados e com o perfil adequado para ocupar a posição requerida para o cargo e funções que foram desenhadas. Em situações deste tipo, a empresa pode optar pelo nosso apoio na contratação de colaboradores no mercado (Executive Search) ou nos contratar para fazermos a gestão interina da área:

  • até que a organização esteja aculturada em relação às novas funções e queira contratar um colaborador para dar continuidade aos trabalhos implementados pela consultoria ou;
  • enquanto treinamos e desenvolvemos um colaborador identificado internamente. Nestes casos, o profissional tem perfil e potencial, mas ainda não detém as competências necessárias para a função e cargo, requerendo um “coach” funcional por período determinado.

Apoiamos a empresa em todo o processo de recrutamento e seleção de novos colaboradores para as áreas envolvidas nos projetos que estamos desenvolvendo. Uma vez definido e contratado, assessoramos o novo profissional na integração à empresa e ao projeto, realizando um “coach” funcional que o prepara para o exercício das funções dentro dos objetivos estabelecidos.

A empresa tem um posicionamento desejado, normalmente decorrência de suas expectativas internas, e um posicionamento de mercado, resultado direto das estratégias de atuação e comunicação adotadas e da ação dos concorrentes. Identificamos estas duas imagens e, em conjunto com a empresa, definimos o posicionamento correto para a marca e produtos e implementamos as ações necessárias para o alinhamento destas duas imagens.