O Italiano Guglielmo Tagliacarne, estatístico e cientista de mercado, é tido como uma referência para Pesquisa Mercadológica, assim como Philip Kotler é para o Marketing e Adam Smith, para a Economia. A consulta à sua obra é obrigatória para os estudiosos de Mercado e pioneira na abordagem de Pesquisa.
Entre tantos conceitos importantes preconizados por Tagliacarne, um se destaca por sua grande relevância na orientação das ações das organizações: O Índice de Potencial de Consumo e de Mercado. Há muitos anos, empresas em todo o mundo vêm adotando este conceito como instrumento essencial de gestão.
Na atividade de marketing, a identificação, o dimensionamento e a localização de públicos potenciais para determinados produtos ou serviços são questões importantíssimas e elementares para a tomada de decisão. Nesse sentido, Tagliacarne muito contribuiu. Em seu livro “Tecnica e Pratica Dele Ricerche di Mercato” (Pesquisa de Mercado – Técnica e Prática), o autor defende que a análise de características como tamanho da população, poder aquisitivo, fatores sócio-econômicos, índices setoriais históricos e, até mesmo, “critérios mais ou menos empíricos” revelam o quanto cada região pode, potencialmente, contribuir com o resultado final das vendas.
A questão central tratada pelos índices de potencial é:
É possível responder a esta pergunta ponderando diversas características como:
Os Índices Nexion foram desenvolvidos pelo FBDE | NEXION Consulting e atribuem a cada município a sua participação percentual no potencial total do Brasil, além de apresentar a informação também por classe econômica. Considerando que o potencial total de mercado brasileiro é 100%, o Índice NEXION identifica quanto cada região representa do todo de cada categoria em cada índice.
Grande parte das decisões de mercado de uma empresa decorre de duas questões básicas: “Para quem podemos vender mais?” e “Onde se pode vender?”. Os Índices NEXION orientam a estratégia necessária para responder a estas e outras indagações:
Cada Índice NEXION tem como objetivo fornecer a leitura dos potenciais econômico, de mercado e de consumo de todas as regiões brasileiras e suas subdivisões.
A missão é fornecer aos executivos de marketing e vendas parâmetros para tomada de decisões para definição da estratégia de expansão dos negócios e a distribuição de esforços e recursos para cada área pretendida.
Para contornar a abundância ou desatualização de informações e evitar distorções de índices específicos, o FBDE | NEXION desenvolveu uma fórmula proprietária e utilizou variáveis que, ponderadas adequadamente, revelam o índice das diversas regiões determinando seu potencial econômico, de mercado e de consumo.
Seguindo os princípios defendidos por Tagliacarne e respeitando as especificidades socioeconômicas brasileiras, o FBDE | NEXION serviu-se de sua experiência de mais 45 anos na prestação de serviços de consultoria em marketing, vendas e gestão de negócios para mais de 1500 empresas dos mais diversos portes e segmentos de atuação em todo o território nacional, para desenvolver cada Índice NEXION com a finalidade de mapear os seguintes potenciais:
O IPE avalia dados da população, renda per capita, dentre outras variáveis sociodemográficas, estruturando cada classificação econômica conforme o Critérios da ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa.
Este índice define um comparativo do potencial econômico entre os 5.570 municípios brasileiros, ponderando por exemplo:
O IPC avalia qual é a distribuição de despesas dentro da renda familiar brasileira, separadas por categoria de consumo e por classe econômica conforme o Critérios da ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa, sendo elas: A, B1, B2, C1, C2, D-E, além do Total de cada área e o ICC – Índice de Concentração de Consumo.
As categorias existentes são:
Índice de Concentração de Consumo – ICC
Este indicador é obtido pela divisão do índice de potencial de consumo pelo índice de população de cada uma das regiões.
Se uma determinada área tem o índice de concentração de consumo maior que um, o volume de consumo supera o poder econômico da população.
Por outro lado, locais onde o índice de população é maior que o de consumo terão ICC menor que 1.
O IPM avalia qual é a característica das empresas por município. São avaliados o produto interno bruto, o porte das empresas e a concentração de negócios em cada segmento. Também são ponderados os volumes de produção e /ou vendas para cada segmento de atuação para determinar o índice de cada município.
O IPM é elaborado para os grandes segmentos econômicos:
Este índice pondera a concentração de mercado por segmento para cada município brasileiro separados pela concentração de cada atividade econômica.
O IPE avalia dados da população, renda per capita, dentre outras variáveis sociodemográficas, estruturando cada classificação econômica conforme o Critérios da ABEP – Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa.
Este índice define um comparativo do potencial econômico entre os 5.570 municípios brasileiros, ponderando por exemplo:
Veja como funciona e como são disponibilizados os ÍNDICES NEXION na versão de demonstração disponível de IPC – Potencial de Consumo na categoria Transportes e Veículos somente para os estados do Alagoas e Sergipe:
Acesse: www.fbde.com.br/servicos/indice-nexion/demo/
Login: Demo
Senha: Demo