STP – Petroplus

Paulo Enéas Bonadia - Diretor Superintendente da STP - Petroplus

“A STP é uma empresa tradicional, com mais de 50 anos no mercado de aftermarket automotivo no setor de químicos, óleos, lubrificantes e aditivos. Em produtos para aparência é uma das mais completas linhas de produto para automóvel, caminhões e tratores está presente em mais de 140 países no mundo. Quando fomos convidados a trazer o projeto STP para Brasil, entendíamos que deveríamos trazer algo diferenciado, algo moderno, algo que se consolidasse e foi justamente na abertura do mercado brasileiro. Muitos outros itens e muitas outras marcas concorrentes estavam vindo pra cá e deslumbramos um mercado que hoje são mais de 400 mil pontos de venda, onde esses produtos podem estar presentes, então como conquistar e sedimentar  esses pontos ? Então pensamos, vamos procurar uma consultoria que nos ajude a montar esse novo programa.

Procuramos entre as consultorias a que mais se identificou com nosso perfil, com nossa filosofia de trabalho, principalmente em questão de ética, moral, foi o FBDE|NEXION Consulting que nos impressionou antes de nós começarmos, antes de uma proposta comercial ela se interessou, vislumbrou que realmente era um mercado e é um mercado ainda para ser explorado, um mercado ainda novo. O FBDE|NEXION foi primeiro investigar o mercado, o comportamento desse mercado, como que os concorrentes estavam atuando e o que nós poderíamos inovar. E desse trabalho surgiu um projeto que hoje é reconhecido no Brasil todo, que nós chamamos de Projeto VP. Todos os nossos colaboradores são profissionais preparados, levam a tarja do VP, o “vendedor parceiro”.

A implementação de toda essa técnica de gerência dos mecanismos de medições de performance que o FBDE|NEXION conseguiu implantar aqui é o que faz com que a gente acompanhe, no dia-a-dia, todo desempenho nacional e, em tempo real, consiga ir corrigindo os possíveis desvios de rota. Dessa forma, é uma grande contribuição porque nós não só levamos um discurso ao nosso cliente, nós não levamos números, nós levamos estatísticas a ele, que é o mais importante para convencer o resultado de um programa.

Achamos muito importante o acompanhamento da consultoria nestas oscilações de mercado e no comportamento do consumidor em relação à essas teóricas crises que surgem. É sempre muito importante você estar acompanhado de uma consultoria que te traga informações de concorrência em outros segmentos para que a gente consiga alinhar a nossa estratégia e estar sempre dentro das melhores performances possíveis.

O exemplo também de implantação do trabalho do FBDE|NEXION, foi que nós tivemos uma experiência muito saudável, por uma série de coincidências, nós temos executivos jovens aqui com muito discernimento e muito equilíbrio, mas falta talvez uma experiência maior, com este coaching que o FBDE|NEXION fez houve um amadurecimento da nossa equipe surpreendente, uma evolução porque você aprende na teoria mas a vida o dia-a-dia que te dá maior ensinamento e eu senti que o acompanhamento desses técnicos do FBDE|NEXION Consulting, junto com essa equipe jovem, abreviou essa experiência e hoje nos surpreende o resultado que eles estão nos trazendo, identificações dos problemas e dos diagnósticos e as sugestões de resoluções.

Eu recomendo por dois motivos pela satisfação que nós tivemos, pela identificação que nós tivemos e pelos resultados que são vivos que são as verdadeiras testemunhas do projeto”.

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