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Planejamento orçamentário: quanto custa a área comercial da sua empresa?

Qual é a importância do planejamento orçamentário na sua área comercial?

Todos sabemos que o bom planejamento de um negócio é a chave para trilhar um caminho de sucesso.

Mas, muitas vezes, apesar de possuírem um orçamento anual para seus departamentos, grande parte das empresas ainda não presta a devida atenção aos custos da área comercial – uma das mais essenciais para saber o custo real do seu negócio.

Ao estabelecer uma cultura orçamentária na área comercial, é possível trazer muitos benefícios para o seu negócio, como a expansão da previsibilidade de renda, maior engajamento da equipe e, é claro, muito crescimento econômico.

Esta, entretanto, não é uma tarefa fácil, uma vez que envolve métricas complexas e fatores econômicos internos e externos que influenciam – e muito – no orçamento de todo negócio.

Para facilitar este processo para você e sua empresa, nós, do FBDE|NEXION Consulting, vamos explicar um pouco mais sobre o que é o planejamento orçamentário e qual é a melhor forma de organizar os custos da sua área comercial. Confira!

O que é planejamento orçamentário?

Basicamente, o planejamento orçamentário serve para antecipar e monitorar o orçamento de uma empresa, baseando-se em experiências passadas, no histórico financeiro e nos objetivos para o futuro dos negócios.

Com essa ferramenta, os gestores podem fazer um balanço de despesas e receitas para saberem o real custo de suas operações comerciais, analisando o que está dando certo – ou não – dentro da empresa.

Com esse entendimento mais aprofundado, supervisores podem utilizar dados concretos e tomar as melhores decisões para o futuro da empresa, seja realocando fundos para melhorar o desempenho de determinadas áreas ou incentivando as atividades mais lucrativas.

Um bom planejamento financeiro, portanto, é capaz de prever as movimentações do mercado antes que elas ocorram, evitando riscos e grandes perdas financeiras.

Por que fazer um planejamento orçamentário?

Agora, você já sabe o que é o planejamento orçamentário e que, quando bem desenvolvido, ele pode impactar positivamente diversos aspectos da sua operação comercial.

Confira, abaixo, quais são alguns deles:

  • Maior organização financeira

[/mk_title_box][vc_column_text]Você sabia que toda a empresa depende da sua organização financeira? Sem um planejamento eficiente, todo trabalho duro das equipes de vendasmarketing e gerência podem ir por água abaixo em uma grande bola de neve descontrolada.

Conheça suas finanças e compreenda minuciosamente sua realidade para tomar as melhores e mais bem embasadas decisões para o futuro do seu negócio.

  • Clareza nos objetivos

Atualmente, não existe mais espaço para o achismo no mundo dos negócios: todas as decisõesplanos e expectativas devem ser baseadas em dados concretos.

Por isso, um bom planejamento orçamentário reúne todas as informações necessárias – sejam elas positivas ou negativas – para a tomada de decisões estratégicas.

Dessa forma, você tem mais clareza sobre as condições reais do seu negócio, podendo alinhar seus objetivos com a realidade e colocar seus esforços onde eles realmente fazem a diferença.

  • Otimização de recursos

Uma das grandes vantagens do planejamento orçamentário é manter as estratégias da empresa aliadas às finanças, o que exige uma boa distribuição e pensamento astuto para melhor utilizar seus recursos.

Isso porque um planejamento orçamentário bem-feito contribui para prever movimentações e direcionar os ajustes necessários dentro do seu negócio, não apenas garantindo que as despesas não ultrapassem o limite estabelecido, mas também possibilitando um aumento de lucros.

  • Melhor gestão financeira

Uma vez que o planejamento orçamentário levanta dados sobre as despesas, custos e lucros, ele possibilita a otimização da distribuição de recursos dentro da empresa.

Afinal, quando uma empresa sabe quais são seus pontos fortes e fracos, ela pode entender melhor suas necessidades financeiras e encontrar formas mais eficazes de aplicar sua renda.

Como fazer o planejamento orçamentário?

  • Analise sua empresa

O primeiro passo para criar seu planejamento orçamentário é conhecer seu próprio negócio: analise seu desempenho atual, suas dificuldades e seus pontos positivos.

Reúna o máximo de informações possíveis sobre sua evolução comercial e financeira, como a média de lucros e vendas de anos passados, suas despesasgastos e performance geral.

  • Defina seus objetivos

Após refletir sobre seu negócio, você estará pronto para definir metas realistas para o futuro. Mas lembre-se de não sonhar alto demais: seus objetivos devem ser compatíveis com os dados estruturais levantados no primeiro passo.

Dessa forma, você poderá criar expectativas coerentes e poderá decidir objetivamente quais áreas devem receber um investimento maior, ou menor.

  • Saiba o que incluir no planejamento orçamentário

Para ter mais chances de obter bons resultados com o seu planejamento orçamentário, é muito importante que você reúna todos os dados relevantes e que não podem faltar no seu orçamento, como:

  • Receitas
  • Investimentos
  • Despesas
  • Empréstimos
  • Custo de produção
  • Descontos
  • Faça uma projeção e acompanhe os resultados

Com todos esses dados reunidos e levando em consideração a situação real do seu negócio, você pode fazer uma projeção dos resultados esperados e, é claro, acompanhá-los ao longo do período especificado.

monitoração dos resultados é essencial, pois ajuda a identificar oportunidades e possíveis problemas – ajudando a aumentar sua competitividade e a se prevenir contra maiores dificuldades futuras.

  • Contrate especialistas em planejamento orçamentário

Por último, mas não menos importante, você sempre pode contar com a ajuda de profissionais em planejamento orçamentário.

Com especialistas, como o FBDE|NEXION Consulting, te ajudando a cada etapa, fica muito mais fácil de criar um ótimo plano de orçamento para a sua área comercial.

Nós podemos te auxiliar a reunir as informações necessárias, fazer análisesprojeções e ainda te acompanhamos em possíveis revisões no planejamento. Entre em contato conosco e saiba mais!

Considerações finais

Assim, percebemos que o planejamento orçamentário da área comercial é essencial para o sucesso da sua empresa.

Além de permitir a otimização dos recursos financeiros, ele também ajuda a encontrar maneiras de reduzir gastos e aumentar os lucros, tudo enquanto leva em consideração o real custo da sua área comercial.

Através da análise do seu histórico de lucros e gastos, um bom planejamento consegue prever as necessidades da empresa e possibilita seu crescimento, evitando prejuízos futuros.

E, é claro, o FBDE|NEXION Consulting está aqui para te ajudar a fazer o melhor planejamento orçamentário para o seu sucesso empresarial! Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços em consultoria e gestão empresarial.

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Até a próxima!